segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Padre Marcelo Rossi – Liderança Carismática




Nesse ultimo final de semana fui conhecer a basílica de aparecida e antes passei um dia no Santuário Terço Bizantino. Não pense que vou falar de fé ou mesmo de religião. O objetivo é falar sobre a Liderança de uma pessoa que poderia ser apenas mais um, mas resolveu fazer mais.
Durante toda a viagem fiquei pensando o que leva o ser humano a se deslocar de diversas partes do país para ver o padre Marcelo.  Existem padres e congregações em diversas partes do país. Nada justificaria tamanho esforço se não fosse a oportunidade de conhecer ver de perto o trabalho desse que em minha humilde opinião tem carisma no olhar.
Para entender o tamanho desse carisma e como a liderança dele é percebida vamos a linha do tempo deste intrépido passeio:
  02h30min – Cheguei ao santuário e já tinham pelo menos 400 pessoas dentro do local sendo que aproximadamente 50 delas estavam com camas e edredons dormindo. Para informação a primeira missa é celebrada as 05h40min da manhã e transmitida pela Rede Globo de Televisão e pelo canal a cabo Rede Vida. Passei boa parte do tempo passeando pelo local que é verdadeiramente grande e funcionam 24 horas nos finais de semana. A lanchonete não para de produzir alimentos frescos a todo instante. O bazar às 3 horas da manhã tem cerca de 40 pessoas observando e adquirindo os produtos. Na entrada do templo, pessoas identificadas como funcionários recebem os ônibus de turismo e alertam os ávidos religiosos que dentro do santuário não é permitido comer ou fumar.
05h00min – O que antes eram 400 pessoas torna-se incalculável. Seria minimizar o local se eu “chutasse” um número que quantificasse as pessoas no local. As filas tornam-se enormes, mas ainda bastante ágeis. Os ônibus não param de chegar. No altar inicia a movimentação de câmeras, técnicos de TV, ornamentadores entre outros Tudo é feito em silencio e com uma calma que não parece que em poucos instantes estarão em rede nacional e até internacional.
05h30min – Todas as cadeiras estão ocupadas e muitas pessoas se encontram em pé. De repente um grito de bom dia vem do nada e o padre Marcelo aparece despertando os ainda sonolentos fies. Se esforço é notável e o efeito maior ainda. A frente do altar fica lotada em questão de segundos. Como um “rockstar” ele inicia uma sequência de três musicas que deixam os fieis animados e é perceptível que o sono passa longe do santuário.           Não posso negar que a presença do padre Marcelo é contagiante.
05h40min – Entra Dom Fernando e o padre Marcelo passa a exercer uma função de mestre de cerimônias. Pode não ser esse o termo correto, mas o padre visivelmente busca entreter através da palavra (Ele não perde o foco nisso) as pessoas presentes e os telespectadores. Canções, orações, tudo ocorre numa perfeita sintonia entre o padre e Dom Fernando.
06h20min – A missa vai acabando e o padre começa a ler os cartazes das “caravanas” presentes. Identifiquei pelo menos cinco estados e 14 municípios diferentes. Em seguida um assistente entrega baldes de água benta e ele convida os fieis a se aproximarem. De modo bem festivo ele distribui ao ar os baldes de água e os fiéis vão à loucura.
06h30min – Acaba a missa na TV. Dom Fernando sai do altar e o padre Marcelo retoma a leitura de mais cartazes que não conseguira ler enquanto estava no ar. Essa atividade toma-lhe uns 10 minutos, mas ele lê todos e brinca com os fiéis. Cada cidade dita é uma exaltação. Trazendo para o meio coorporativo se o líder não reconhece o esforço de seu subordinado ele não desempenhará a próxima tarefa com o mesmo empenho.
06h50min – Antes de sair do altar o padre avisa sobre um stand de vendas que auxiliará na reforma do santuário (Apesar de aberto o mesmo ainda tem visíveis estruturas em andamento).  O stand tinha no máximo 10 pessoas e assim que o padre deixa o altar forma-se uma fila de mais de 100 pessoas.
 A próxima missa começa às 09 da manhã. Nessa data em especial 300 pessoas sendo 200 crianças 50 adolescentes e 50 adultos estavam realizando a primeira eucaristia. Isso mostra a renovação que vem sendo promovida e como o padre Marcelo é peça fundamental nesse processo. O mesmo tem a façanha de gravar com personalidades de diversos setores da música mostrando a sua facilidade em se adaptar e entender cada tipo de publico. Função básica para qualquer líder que precisa acompanhar a sua equipe, entender e respeitar as diversas personalidades e estilos sem desmerecer ninguém.
Muitas das pessoas que trabalham na igreja são voluntárias e mesmo os que são remunerados. Em todo o tempo que estive não percebi nenhum mau atendimento, nenhuma agressão, má vontade e desatenção. Ao contrário vi pessoas felizes, buscando atender e resolver tudo com simpatia e eficiência.
Resumindo foi uma experiência fascinante sob todos os aspectos. O que faz as pessoas se deslocarem de tão longe? A presença do lider. #RECOMENDO

Nenhum comentário:

Postar um comentário