domingo, 20 de janeiro de 2013

Você sabe dizer NÃO?





Essa pergunta constantemente ronda meus pensamentos e eu a vejo de uma forma muito positiva. Aonde pode haver justiça no relacionamento Colaborador X Gestor quando a decisão será sempre determinada pelo gestor? Digamos que o NÃO é quase certo?

No dia a dia somos enquanto gestores “bombardeados” de informações e demandas que implicam em às vezes não ser transparente, nem mesmo justo com nossos colaboradores.
 Quando um colaborador pede para retirar férias em um determinado mês, ou solicita mudança de horário e temos que dizer não em virtude de alguma demanda maior não estamos sendo verdadeiros, o colaborador percebe e tende a achar que essa decisão é
pessoal, perseguição ou coisa pior.
A melhor maneira de lidar com essa situação e sendo transparente. Não é necessário contar a verdade e assim quebrar a confiança do seu superior, mas fazer com que o colaborador entenda que aquele momento não será adequado para a solicitação e em breve ele entenderá melhor os motivos.
Dicas para uma comunicação negativa eficaz:
1 – Escolha um local isolado;
2 – Esteja calmo e demonstre serenidade ao falar;
3 – Explique o caso com calma e pergunte se sobrou alguma duvida
4 – Termine informando que tão logo possa divulgar os fatos ele saberá
5 – Reitere a importância do colaborador no time e na empresa.

Tenha um bom Não!!!

2 comentários:

  1. O não é importante na formação do cidadão na sociedade. Se este cidadão aprendesse em casa com papai e mamãe a aceitar e entender a razão do não, gestores e as autoridades não teriam tantos problemas nesta relação.
    Uma criança tem que aprender em casa o quanto é importante o "não".
    Como isso é uma utopia... cabe aos gestores a com todo cuidado ensinar para um adulto, muitas vezes pai/mãe de familia, a importancia do "não".
    Lamentavelmente este país acha que educação tem que vir das escolas quando na verdade deveria vir de casa, das escolas deveria vir formação academica.

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