É bastante
comum aos gestores reclamarem da ausência de feedbacks. Já tratamos deste
assunto aqui no blog e é claro que em breve abordaremos novamente. Contudo, é preciso
destacar que o ser humano de modo geral sente a necessidade de ser aceito, de
ser reconhecido e busca constantemente os seus cinco minutos de gloria.
Partindo
dessa premissa pergunto: Quando você recebeu seu ultimo elogio?
Você lembra
não é? Chega a sentir um pouco de
orgulho de si mesmo e percebe o quanto é bom esse tipo de reconhecimento.
Então vou
dificultar um pouco. Você lembra quando deu seu ultimo elogio ao trabalho de
alguém?
Com certeza
você demorou a responder essa questão. Mas com certeza o seu colaborador não
responderia a primeira pergunta com tanta rapidez.
Elogiar o
trabalho de alguém quando bem executado é uma forma de reconhecimento. Uma
forma singela de dizer a essa pessoa que você enquanto gestor está observando o
trabalho dela e identificando pontos positivos que poderão beneficia-la no
futuro.
O elogio não
precisa ser banalizado do tipo “Obrigado por tudo” para qualquer tarefa, mas
sim aquelas que demonstram algum tipo de vantagem competitiva que a empresa ou
você enquanto gestor tiveram. Por exemplo, um relatório entregue dois dias
antes do prazo estando correto merece um elogio. Uma semana em que o
colaborador tenha se destacado entre os demais merece ser levada em
consideração.
O Objetivo do
elogio é esse. Mostrar ao colaborador seu reconhecimento pelo bom trabalho realizado.
Pensem nisso
e elogiem!!!
“Por que poupar elogios? Elogie, faça
resplandecer um sorriso no rosto de alguém” - Renê Soares
gostaria de ver uma pessoa sorrindo hoje!
ResponderExcluirElogiar é a coisa mais difícil do mundo, poucos conseguem fazer, criticar tem muitos
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