terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Você já elogiou alguém hoje?


É bastante comum aos gestores reclamarem da ausência de feedbacks. Já tratamos deste assunto aqui no blog e é claro que em breve abordaremos novamente. Contudo, é preciso destacar que o ser humano de modo geral sente a necessidade de ser aceito, de ser reconhecido e busca constantemente os seus cinco minutos de gloria.
Partindo dessa premissa pergunto: Quando você recebeu seu ultimo elogio?
Você lembra não é?  Chega a sentir um pouco de orgulho de si mesmo e percebe o quanto é bom esse tipo de reconhecimento.
Então vou dificultar um pouco. Você lembra quando deu seu ultimo elogio ao trabalho de alguém?
Com certeza você demorou a responder essa questão. Mas com certeza o seu colaborador não responderia a primeira pergunta com tanta rapidez.
Elogiar o trabalho de alguém quando bem executado é uma forma de reconhecimento. Uma forma singela de dizer a essa pessoa que você enquanto gestor está observando o trabalho dela e identificando pontos positivos que poderão beneficia-la no futuro.
O elogio não precisa ser banalizado do tipo “Obrigado por tudo” para qualquer tarefa, mas sim aquelas que demonstram algum tipo de vantagem competitiva que a empresa ou você enquanto gestor tiveram. Por exemplo, um relatório entregue dois dias antes do prazo estando correto merece um elogio. Uma semana em que o colaborador tenha se destacado entre os demais merece ser levada em consideração.
O Objetivo do elogio é esse. Mostrar ao colaborador seu reconhecimento pelo bom trabalho realizado.
Pensem nisso e elogiem!!!

“Por que poupar elogios? Elogie, faça resplandecer um sorriso no rosto de alguém” - Renê Soares

2 comentários:

  1. gostaria de ver uma pessoa sorrindo hoje!

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  2. Elogiar é a coisa mais difícil do mundo, poucos conseguem fazer, criticar tem muitos

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