Ola pessoas!!! Estive refletindo essa semana
sobre o quanto sabemos sobre nossas equipes. Já que nesse mês estamos falando
de FEEDBACK o conhecimento de cada individuo da equipe é essencial na formação
de um feedback estruturado.
O conhecimento sobre o colaborador se dá
através da forma como acompanhamos as suas atividades. O modo como vemos a execução de cada uma de
suas tarefas, analisamos o comportamento dele enquanto individuo e como parte
do coletivo.
Desta forma tomei a liberdade de preparar cinco
dicas de como realizar a preparação de um Feedback Estruturado e apresenta-lo
de modo a garantir a evolução do colaborador.
Seguem as dicas:
1 - Mapeie todas as atividades que o
colaborador deve executar. Se forem muitas, destaque as principais e crie
grupos com atividades similares. O ideal é não ter mais de cinco atividades.
2 - Apresente ao colaborador as atividades.
Cobrar uma atividade que não é de conhecimento é injusto. O colaborador precisa
saber o que está sendo observado e principalmente qual a sua função. Sem esse
prévio conhecimento nenhum feedback será eficaz.
3 - Estabeleça prazos. O colaborador precisa
ter uma periodicidade para receber esse Feedback. Desta forma criamos um
vinculo com o mesmo em querer buscar a perfeição e fica mais fácil entender as
variações de desempenho.
4 - Agende o feedback e convide o colaborador
para participar do mesmo. Transforme a rotina em um evento prazeroso e crie na
equipe a ansiedade pelo próximo encontro.
5 – Ensine. Não adianta dizer que o
colaborador errou nessa, ou naquela atividade. É preciso que ele saiba sim aonde
errou e o que deveria ter feito e como fazer para que não ocorra novamente.
Aproveitem essas dicas e comecem o mês de
dezembro ou o ano de 2013 de modo diferente.
Boa Gestão!!!
Uma forma direta e organizada de desenvolver a pratica do feedback. E o mais incrível é ver o resultado no companhamento nos indicadores e no comportamento proposto ao colaborador. Parece mágica, mas não é. Basta tiramos da teoria e aplicarmos. Simples assim !
ResponderExcluirMuito bom mesmo. Nada melhor do que se organizar antes de aplicar um feedback. Até porque para cada colaborador a forma de falar, agir, cobrar e ensinar deve ser diferente e de acordo com a personalidade de cada um. O 5º é o mais importante. Vejo muita gente apontar os erros e dizer: "Não faça mais assim". Mas não orienta e nem direciona.
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