segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Feedback Estruturado


Ola pessoas!!! Estive refletindo essa semana sobre o quanto sabemos sobre nossas equipes. Já que nesse mês estamos falando de FEEDBACK o conhecimento de cada individuo da equipe é essencial na formação de um feedback estruturado.
O conhecimento sobre o colaborador se dá através da forma como acompanhamos as suas atividades.  O modo como vemos a execução de cada uma de suas tarefas, analisamos o comportamento dele enquanto individuo e como parte do coletivo.
Desta forma tomei a liberdade de preparar cinco dicas de como realizar a preparação de um Feedback Estruturado e apresenta-lo de modo a garantir a evolução do colaborador.
Seguem as dicas:
1 - Mapeie todas as atividades que o colaborador deve executar. Se forem muitas, destaque as principais e crie grupos com atividades similares. O ideal é não ter mais de cinco atividades.
2 - Apresente ao colaborador as atividades. Cobrar uma atividade que não é de conhecimento é injusto. O colaborador precisa saber o que está sendo observado e principalmente qual a sua função. Sem esse prévio conhecimento nenhum feedback será eficaz.
3 - Estabeleça prazos. O colaborador precisa ter uma periodicidade para receber esse Feedback. Desta forma criamos um vinculo com o mesmo em querer buscar a perfeição e fica mais fácil entender as variações de desempenho.
4 - Agende o feedback e convide o colaborador para participar do mesmo. Transforme a rotina em um evento prazeroso e crie na equipe a ansiedade pelo próximo encontro.
5 – Ensine. Não adianta dizer que o colaborador errou nessa, ou naquela atividade. É preciso que ele saiba sim aonde errou e o que deveria ter feito e como fazer para que não ocorra novamente.
Aproveitem essas dicas e comecem o mês de dezembro ou o ano de 2013 de modo diferente.



Boa Gestão!!!

2 comentários:

  1. Uma forma direta e organizada de desenvolver a pratica do feedback. E o mais incrível é ver o resultado no companhamento nos indicadores e no comportamento proposto ao colaborador. Parece mágica, mas não é. Basta tiramos da teoria e aplicarmos. Simples assim !

    ResponderExcluir
  2. Muito bom mesmo. Nada melhor do que se organizar antes de aplicar um feedback. Até porque para cada colaborador a forma de falar, agir, cobrar e ensinar deve ser diferente e de acordo com a personalidade de cada um. O 5º é o mais importante. Vejo muita gente apontar os erros e dizer: "Não faça mais assim". Mas não orienta e nem direciona.

    ResponderExcluir